Dois jornalistas de oposição a seus governos ganham prêmio Nobel da Paz 2021

0

O comitê norueguês do prêmio Nobel da Paz revelou, na manhã desta sexta-feira (8), os nomes dos jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitri Muratov, da Rússia, ganhadores do prêmio deste ano.

Ressa, repórter filipina-americana, é editora do Rappler, um site de jornalismo investigativo. Por quase 20 anos esteve como repórter investigativa no Sudeste Asiático para a CNN. Em 2019, foi presa acusada de violar uma controversa legislação contra “difamação cibernética” devido a uma reportagem em que acusava um empresário filipino de atividades ilegais. Atualmente, é considerada “a jornalista mais conhecida das Filipinas”.

Já Muratov é cofundador e editor-chefe do Novaia Gazeta (novo jornal, em russo), um dos principais jornais de oposição ao governo de Vladimir Putin. O comitê norueguês descreveu o veículo como o mais independente da Rússia atualmente.

Segundo a porta-voz do comitê, Berit Reiss-Andersen, a escolha foi um aceno à defesa das liberdades de imprensa e de expressão, “pré-requisitos para sociedades democráticas e a paz duradoura”.

“Esse prêmio não vai resolver os problemas que os jornalistas e a liberdade de expressão vêm enfrentando, mas joga luz sobre o trabalho dos jornalistas e o quão difícil é exercer a liberdade de expressão não apenas em regiões de conflito armado, mas em todo o mundo”, afirmou.

Ressa e Muratov foram escolhidos entre um universo de 329 candidatos, que incluía 234 indivíduos e 95 organizações – o terceiro maior número de todos os tempos. Os demais nomes na lista só serão tornados públicos daqui a cinco décadas, seguindo as regras do prêmio. (Fonte: A Tarde)

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Mundo

Check Also

Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças

Paula Laboissière/Agência Brasil A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão d…