Xi Jinping não teve opção de enviar mensagem por vídeo para COP26, diz China

0

A China afirmou nesta terça-feira (2,) que o presidente Xi Jinping não teve a oportunidade de enviar um discurso por vídeo para a Cúpula do Clima (COP26) em Glasgow, na Escócia e, por isso, teve que mandar um posicionamento por escrito.

Jinping, que não compareceu pessoalmente à reunião das Nações Unidas, enviou uma declaração por escrito aos outros chefes de estado na qual não ofereceu promessas adicionais, mas pediu que os países cumpram suas promessas de “fortalecerem a confiança e a cooperação mútuas”.

De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, “os organizadores da conferência não forneceram o método de link de vídeo a Xi Jinping”, disse a repórteres em um briefing.

O Reino Unido é o responsável pela organização da COP26, que visa garantir que o planeta consiga zerar as emissões líquidas de carbono e manter a meta do Acordo de Paris de restringir o aumento de temperatura global a 1,5 grau Celsius a fim de conter os impactos do aquecimento global.

Os observadores do clima expressaram preocupação de que a ausência física de Xi em Glasgow possa significar que a China não está preparada para oferecer mais concessões durante esta rodada de negociações.

Mas Pequim disse que já fez uma série de promessas importantes no ano passado, prometendo levar as emissões a um pico até 2060, aumentar a capacidade solar e eólica total para 1.200 gigawatts até 2030 e reduzir o uso de carvão a partir de 2026.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Mundo

Check Also

Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças

Paula Laboissière/Agência Brasil A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão d…