A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (14), a linha de crédito de até R$ 150 mil para comerciantes das regiões do Sul e Extremo-Sul que foram afetados pelas chuvas. O objetivo do crédito é possibilitar que eles utilizem o dinheiro para reconstruir seus estabelecimentos.
Segundo o deputado Eduardo Alencar (PSD), médico e presidente da Comissão de Saúde da AL-BA, além do crédito que serve como auxílio para a população afetada, é preciso ligar o alerta quanto as comorbidades que eventualmente aparecerão pós chuvas nas regiões atingidas.
>> Veja também: Eduardo Alencar (PSD) comemora retorno de cirurgias eletivas na Bahia.
“O projeto é de suma importância para a recuperação do cidadão que perdeu seu empreendimento, principalmente os micros e pequenos comerciantes que tem em seu comercio a sua principal fonte de renda familiar. E nesse momento temos que ligar o nosso alerta para as comorbidades que surgirão pós chuvas e já pensar em um suporte para a área sanitária para as cidades atingidas” disse Alencar.
O PL, de autoria do executivo baiano, foi enviado para a Casa na noite desta segunda-feira (13). O texto contém medidas de apoio e socorro às vítimas das enchentes, como a cobrança de tarifa mínima no pagamento da conta de água e recursos para a construção e o reparo de casas.
“Vamos abrir uma linha de crédito especial com uma carência de 12 meses. Para quem demandar até R$ 150 mil, não serão cobrados juros. Demandas acima desse valor podem ser feitas, mas essas terão uma taxa CDI. Após a carência, as pessoas terão outros 36 meses para pagar”, disse Rui Costa sobre a proposta.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.