Mais uma unidade dedicada ao tratamento de síndromes gripais foi reaberta pela Prefeitura de Salvador nesta sexta-feira (17). O gripário do Pau Miúdo, estrutura com capacidade para até 300 atendimentos diários e montada no Pronto Atendimento Maria Conceição Imbassahy, foi entregue esta manhã pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Saúde (SMS), Leo Prates.
O serviço tem atendimento 24 horas, sete dias por semana, e conta com 12 leitos. Destes, dez servirão exclusivamente para observação clínica de pacientes com H1N1, H3N2 e Covid-19, dentre outros vírus gripais. Outros dois leitos são destinados à estabilização, estruturados para o atendimento de pacientes com agravamento do quadro clínico, oriundos dos leitos da própria unidade, com necessidade do uso de ventiladores pulmonar, monitores multiparâmetros e bombas de infusão. Além disso, a unidade é capacitada para realização de exames complementares, a exemplo de raio-X, laboratoriais e eletrocardiograma.
>> Veja também: Moradores de Fazenda Grande II e III ganham novos espaços de lazer.
Outras funcionalidades – Com suporte de farmácia 24h, a unidade conta ainda com ambulância para atendimento dos pacientes que serão regulados para internamento na rede SUS Salvador. O gripário possui uma equipe de 75 profissionais de saúde, sendo 14 médicos, intensivistas plantonistas, dois médicos diaristas, 12 enfermeiros, um enfermeiro supervisor, 20 técnicos de enfermagem assistenciais, quatro maqueiros e quatro auxiliares de farmácia, dentre outros colaboradores.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.