União Europeia proíbe tatuagens coloridas a partir desta terça (4)

Lei diz que tinta colorida pode causar “câncer ou mutações genéticas”

Entrará em vigor a partir desta terça-feira (4) na União Europeia (UE) uma lei que proíbe o uso de tintas coloridas em tatuagens. O motivo da proibição são os produtos químicos encontrados nas tintas coloridas usadas por tatuadores.

O Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH, na sigla em inglês) da UE lista como proibidos 4 mil produtos químicos normalmente usados ​​em tintas de tatuagem coloridas, de acordo com reportagem do “Metro”.

O órgão regulador disse que os produtos químicos — alguns dos quais já proibidos em produtos aplicados sobre a pele — podem causar “câncer ou mutações genéticas”. Entre eles está o álcool isopropanol, presente na maioria dos pigmentos coloridos usados ​​pelos tatuadores atualmente.

Diversos tatuadores já tiveram de recusar clientes que desejavam tatuagens grandes — que podem levar meses para ser completadas — sabendo que talvez não tenham uma tinta de reposição em janeiro.

Fabrizio Funelli, que dirige o estúdio ‘Funestik Tattoo Mania, em Bruxelas (Bélgica), revelou ao jornal “Politico” que os fabricantes ainda não forneceram alternativas adequadas e as que são oferecidas podem não ter o mesmo efeito duradouro.

O movimento é preventivo e pode ser revertido. O REACH fez um esforço para esclarecer que “o objetivo não é proibir a tatuagem, mas tornar as cores usadas em tatuagens e na maquiagem permanente mais seguras”.

Os fornecedores de tintas têm até 4 de janeiro de 2023 para encontrar produtos químicos diferentes aprovados pelo REACH para criar as mesmas cores usadas em estúdios de tatuagem.

O Reino Unido, que deixou a UE, não está seguindo imediatamente a decisão do bloco.

Especialistas em Saúde do país estão pedindo os fabricantes e os artistas de tatuagem a enviar informações sobre a segurança da tatuagem e os ingredientes encontrados na tinta.

Os legisladores do Reino Unido querem saber mais sobre o assunto antes de decidir se também vão proibir certos produtos químicos encontrados nas tintas.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Mundo

Vejam também

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

Paula Laboissière / Agência Brasil Ao longo dos últimos anos, o progresso na redução da ma…