201 mil famílias estão em situação de extrema pobreza em Salvador, diz prefeito

0
pobreza, comunidade

Cerca de 10% da população de Salvador vive em situação de extrema pobreza. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (14) pelo prefeito Bruno Reis (Democratas/UB). De acordo com o gestor, das 228 mil pessoas cadastradas para receber o Auxílio Brasil, 201 mil estão em situação de extrema pobreza. Essas famílias têm renda mensal máxima de R$100. Outras 18 mil estão em situação de pobreza.

O prefeito atribui o alto número aos impactos sociais da pandemia do coronavírus, que elevaram o número de famílias em maior vulnerabilidade social na capital e em todo o país. Com a necessidade de isolamento social e consequente fechamento do comércio, o número de desemprego aumentou no estado, impactando na renda de muitas famílias.

“A gente poderia ter motivos para comemorar, porque pela primeira vez a gente chega a número tão elevado de famílias beneficiadas (pelo auxílio financeiro). Mas esses números mostram o quanto nossa cidade empobreceu, o quanto as famílias estão passando dificuldade”, afirmou o prefeito Bruno Reis, durante inauguração do novo Centro de Referência em Assistência Social Nordeste/Lucaia, na manhã de hoje.

Salvador receberá R$40 milhões em repasses federais pelo Auxílio Brasil no mês de janeiro. O Programa Auxílio Brasil substitui o Bolsa Família e foi implantado pelo Governo Federal através do Ministério da Cidadania. Após recadastramento realizado no ano passado, cerca de 34 mil famílias foram incluídas para receber o benefício e outras 13 mil em situação de extrema pobreza serão beneficiadas. Ao todo, Salvador tem 220.228 cadastrados no auxílio.

>>Veja também: Saiba se seu nome está na lista de beneficiários do Auxílio Brasil

“Sabíamos que, agora no mês de janeiro, haveria inserção de novos beneficiados. Tivemos que ampliar os locais de cadastramento, realizar cadastro no final de semana, ampliar os horários de cadastramento para atender a demanda, tudo isso consequência do momento que estamos vivendo; e vejam que os números confirmam a dificuldades que estamos vendo as pessoas passarem nesse momento, o aumento das pessoas em situação de rua”, declarou o prefeito de Salvador.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

 

Load More In Política

Check Also

Luedji Luna encanta soteropolitanos em show homenageando Sade no Dia da Consciência Negra

A cantora Luedji Luna concentrou um mar de gente no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, n…