A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) discute cinco projetos que podem alterar os territórios de nove municípios do estado. As propostas estão na Comissão de Constituição e Justiça e, caso seja aprovadas, vão para o colegiado Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação, antes de seguir para o plenário.
Os territórios em disputa envolvem os municípios de Antas e Heliópolis; Sítio do Quinto e Antas; Ipirá e Serra Preta; Piripá e Tremedal; e Nazaré e Maragojipe. A comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação também tem em sua pauta os limites da Bahia com Pernambuco, Sergipe e Tocantins também foram debatidos pelo colegiado, notadamente no que se refere às ilhas do Rio São Francisco.
A questão entre Ipirá e Serra Preta envolve a região do Bravo, que pertence ao primeiro e pode ser transferida para o segundo. Já a questão entre Heliópolis, Sítio do Quinto e Antas envolve o povoado de Rangel.
Além destes, outro imbróglio territorial envolve as cidades de Itaparica e Vera Cruz em torno de Gameleira, localidade hoje pertencente legalmente a Itaparica, mas administrada por Vera Cruz. Segundo a Alba, as prefeituras ainda não têm acordo sobre quem ficará com este território e a busca por consenso continua.