União Brasil Mulher Bahia promove eventos sobre protagonismo feminino no Sul da Bahia

Foram realizados encontros nas cidades de Itabuna, Uruçuca e Ibicaraí, com a participação de centenas de mulheres

Da Redação

O União Brasil Mulher Bahia promoveu neste final de semana eventos na região sul da Bahia com o objetivo de debater protagonismo feminino, incluindo também a pauta da mobilização das mulheres para maior participação na política e no processo eleitoral. O evento contou com a presença da presidente do União Brasil Mulher Bahia, Iris Azi, que tem desenvolvido nos últimos anos um programa de fomento à representatividade feminina dentro do partido.

Durante os encontros, realizados nas cidades de Itabuna, Uruçuca, e Ibicaraí, diversas lideranças políticas e centenas de mulheres participaram e colaboraram com os debates, na última quinta-feira (25). Em Itabuna, foram realizadas duas edições do Ciclo de Encontros Unidas Pela Bahia, que é realizado pelo partido para cada vez mais abrir as portas para a participação feminina na política.

Em Uruçuca, na sexta-feira (26), aconteceu o Encontro de Mulheres, com a presença do prefeito Moacyr Leite Júnior, além de centenas de mulheres e lideranças da região. Já em Ibicaraí, foi realizado o Empodera Mulher, com a presença de Iris Azi, Mariana Magalhães, esposa do candidato a governador ACM Neto, e Monalisa Tavares, prefeita da cidade. A série de eventos foi encerrada no sábado (27) em Itabuna, onde foi realizado o Comício das Mulheres, organizado por Maria Alice Araújo Pereira, liderança local.

Para a presidente Iris Azi, a agenda cumpriu seu papel de chamar as mulheres para o protagonismo político: “Em todas as cidades que percorremos, testemunhamos exemplos de mulheres empoderadas que não aceitam mais um papel menor na sociedade e na política. O União Brasil está cada vez mais empenhado em garantir maior participação das mulheres na política”, afirma.

Sobre a questão da representatividade feminina no pleito eleitoral, Iris Azi destacou que é preciso dar condições para que as mulheres disputem as eleições em situação de igualdade com os homens. “Ainda somos a minoria das candidatas e políticas eleitas, mas o jogo está virando. Cada vez mais as mulheres estão assumindo o desafio de desbravar um território predominantemente masculino, mas tenho convicção de que neste ano vamos eleger mais mulheres, estimular muitas outras a se engajarem na atuação partidária e encorajar outras tantas a concorrerem nas próximas eleições”.

Carregar mais em Política

Vejam também

Téo Senna critica Embasa por deixar escola em São Marcos há 15 dias sem aula por falta de água

O vereador Téo Senna (PSDB) criticou, na última segunda-feira (29), a Empresa Baiana de Ág…