Da Redação
A candidata a deputada estadual Edylene Ferreira (Republicanos) fez críticas ao candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) ao citar o trabalho do petista na Secretaria da Educação do Estado durante três anos. Vereadora de Serrinha, ela é presidente licenciada da União dos Vereadores da Bahia (UVB) e do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar.
“Jerônimo foi testado como gestor. Testado e reprovado. Quando deixou a Secretaria da Educação do Estado, a Bahia estava em último lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que mede a qualidade da educação”, ressaltou ela, durante inserção da propaganda eleitoral na televisão.
De acordo com o Ideb, a Bahia tem a pior nota no ensino médio entre todos os estados do país. Além disso, o estado tem a maior taxa de analfabetismo do Brasil, com cerca de 1,5 milhão de pessoas de 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Edylene ainda ressaltou que, durante a pandemia da Covid-19, a Bahia ficou com nota zero em um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para avaliar a educação pública no período. Salvador, por outro lado, ficou entre as primeiras capitais do país.