Ex-secretário de Cultura e Turismo de Salvador e vereador da capital baiana, Claudio Tinoco (União Brasil) criticou o governo do Partido dos Trabalhadores nesta segunda-feira (12) pela extinção da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa).
Através de suas redes sociais, Tinoco afirmou que a extinção é uma “péssima notícia para o turismo da Bahia” e que o “PT não tem compromisso e competência para tratar o turismo”.
A extinção da Bahiatursa foi confirmada após o governador Rui Costa (PT) enviar um projeto de reforma administrativa à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), referente ao mandato do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT).
“Mais uma péssima notícia para o turismo da Bahia! A reforma administrativa proposta pelo futuro governo propôs a extinção da Bahiatursa, órgão de fomento ao turismo da Bahia que já foi referência em todo o país e no mundo. Recordo que, sob o comando do saudoso Paulo Gaudenzi, a Bahiatursa viveu seu auge, projetando a Bahia para o Brasil e para o mundo, com ações de promoção e de qualificação dos nossos principais destinos turísticos”, escreveu Tinoco, que também já presidiu a Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão equivalente da Bahiatursa na Prefeitura de Salvador.
A reforma prevê a extinção da Bahiatursa e de 89 cargos que compõe a estrutura do órgão. A Secretaria de Turismo (Setur) ganhará 49 novos postos de trabalho.
“Infelizmente, ao longo dos governos petistas, principalmente com Rui Costa, a Bahiatursa perdeu força e deixou de promover nosso estado da maneira correta. O PT não tem compromisso e competência para tratar o turismo. A Bahia tem um potencial imenso para o turismo, mas ainda pouco explorado pelo atual governo”, disse Tinoco.
“Turismo pode ser um importante vetor de desenvolvimento econômico do nosso estado, com geração de emprego e renda – não custa lembrar que a Bahia é lider em desemprego. Temos a maior costa marítima do país, belezas naturais, rica história e cultura, ainda assim, perdemos em procura para outros estados. E agora, com a extinção da Bahiatursa, esse cenário tende a piorar”, concluiu o vereador.