O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá, solicitou medidas emergenciais para auxiliar os municípios baianos atingidos pelas fortes chuvas em diversas regiões do estado. Em reunião no início da tarde desta segunda-feira (26), com o governador eleito Jerônimo Rodrigues, o governador em exercício, deputado Adolfo Menezes, e prefeitos das regiões do Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas, Zé Cocá solicitou um decreto de emergência coletivo para cerca de 30 municípios. A medida contribuirá para dar celeridade às ações emergenciais e de resposta na esfera estadual aos municípios atingidos.
O gestor que é prefeito de Jequié, cidade atingida pelas cheias dos rios de Contas e Jequiezinho, sugere também que seja retomado o programa estadual executado em 2021, através da Desenbahia, com liberação de uma linha de crédito para os comerciantes que perderam mercadorias, equipamentos e estrutura com as chuvas.
“É um momento bastante difícil, os prefeitos estão com todas as equipes nas ruas para auxiliar a população. Mas precisamos agilizar outras ações e o apoio estadual e federal são essenciais. Então, acredito que o decreto coletivo pode desburocratizar esse processo e fazer a ajuda chegar mais rápido para os municípios cuidarem dos desabrigados e das áreas de risco”, afirmou o presidente da UPB, Zé Cocá.