A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizou neste final de semana uma reunião itinerante em Riachão das Neves, no Oeste do Estado, durante o Cacauicultura 4.0, um dos maiores eventos do país sobre produção do cacau. Participaram da atividade itinerante parlamentares que fazem parte do colegiado, além de representantes do setor agropecuário da região.
O Cacauicultura 4.0, realizado entre sexta-feira (19) e sábado (20), contou com palestras, workshops e networking, além de debates sobre diversos temas, como o melhoramento genético cacaueiro visando o desenvolvimento de clones de elevada produtividade para o Cerrado. O evento está em sua terceira edição.
O deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), presidente da Comissão de Agricultura, afirmou que a cacauicultura brasileira vive um novo momento de crescimento e com muitas oportunidades para se desenvolver ainda mais. Ele lembrou que, nos últimos meses, a importação do cacau chegou a subir mais de 300%.
“A produção de cacau viveu sua era de ouro na Bahia e estava em baixa, mas temos agora um novo ciclo de oportunidades. Ouvimos aqui as demandas de produtores e entidades e vamos buscar resolutividade para aproveitar este momento e ampliar a geração de emprego e renda, além de promover desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, afirmou.
Segundo ele, há diversas demandas, como a ampliação da oferta de crédito, fortalecimento dos órgãos de assistência técnica aos produtores e desafios relacionados à comercialização. Ao lado do Pará, a Bahia é hoje a maior produtora de cacau do país, com área de mais de 403 mil hectares, com 111,4 mil toneladas.
Outros temas do evento foram o uso da tecnologia e o cenário atual do mercado. A sessão itinerante ocorreu neste sábado (20), quando também foi realizada uma visita técnica à fazenda Santa Helena, área de cacau do Grupo Schmidt. O Cacauicultura 4.0 tem entre os idealizadores o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt.
A audiência itinerante foi proposta pelo deputado estadual Antonio Henrique Junior (PP) e contou com a participação também dos deputados Luciano Araújo (Solidariedade), Eduardo Salles (PP), Tiago Correia (PSDB) e Ricardo Rodrigues (PSD), vice-presidente da Comissão de Agricultura.