Amostra de cinzas vulcânicas da Espanha passam a fazer parte do acervo do Museu Geológico da Bahia

Amostra é da erupção ocorrida em setembro de 2021, na Ilha de La Palma

O Museu Geológico da Bahia (MGB), órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento da Bahia (SDE), recebeu a doação de amostra de cinzas vulcânicas da erupção ocorrida em setembro de 2021, na Ilha de La Palma, na Espanha. A amostra de 95 gramas, doada por Cássia Góes Trzan, é evidência da origem de um novo vulcão e fará parte da exposição de Rochas Ornamentais.

“Apesar do desastre natural que os vulcões causam, o estudo deles é de extrema relevância para as geociências, visto que através dele, é possível obtermos informações que possibilitam o entendimento de eventos que ocorrem no interior da Terra. Esse é um importante acréscimo ao nosso acervo geológico e científico e nos permite expandir nossa compreensão dos fenômenos naturais e compartilhar esse conhecimento com o público”, pontua a coordenadora técnica do MGB, Elizandra Pinheiro.

O acervo do MGB conta com mais de 27 mil peças, incluindo resquícios meteorológicos, geológicos, minerais e arqueológicos do território baiano. Dispõe de 15 exposições temáticas, dois salões de Rochas Ornamentais e de Fósseis, um cinema de arte e uma cafeteria, onde está localizado a obra Flor de Pedras, feita pelo artista plástico Juarez Paraíso. O espaço também trabalha com visita pedagógica, voltada para grupos acima de 15 pessoas, devendo ser agendada previamente através do telefone (71) 3336-3498 e do e-mail: mgb@sde.ba.gov.br.

Visite o MGB

O Museu Geológico está localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 2195, Corredor da Vitória. Funciona de terça a sexta, das 13h às 18h e aos sábados e domingos das 13h às 17h.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Governo lança 13 chamadas públicas para aquisição de alimentação escolar das mãos da agricultura familiar

Através de ações que envolvem encontros territoriais e lançamentos de chamadas públicas pa…