Lauro de Freitas fica abaixo da média estadual e nacional no acesso a creche e pré-escola

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O município de Lauro de Freitas ficou abaixo da média estadual e nacional no acesso a creche e pré-escola, conforme estudo realizado pela ONG Todos Pela Educação. A cidade tem apenas 23% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches, um número bem abaixo das médias da Bahia (33%), do Nordeste (38%) e do Brasil (37%).

O dado é ainda pior quando se compara Lauro de Freitas à própria Região Metropolitana de Salvador, onde a média é de 42% de crianças atendidas. Também chama a atenção que, segundo a ONG, a Prefeitura não tem qualquer creche comunitária conveniada para ofertar vagas aos pais e mães, o que é de praxe em outras gestões municipais. Tanto, que a RMS tem em média 30% das crianças atendidas por instituições comunitárias.

Em relação à pré-escola, o município tem 74% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas. No estado, essa média é de 94%, enquanto no país, de 93%. Pelos dados da ONG, Lauro de Freitas tem 2.040 crianças em creches e 2.902 na pré-escola.

A candidata a prefeita Débora Régis (União Brasil) culpou a administração da atual gestora do município, Moema Gramacho (PT), pelo péssimo desempenho da educação municipal. Segundo ela, a gestão petista abandonou a educação da cidade, deixando as escolas com graves problemas de infraestrutura e professores desvalorizados e sem condições dignas de trabalho.

“Esses números mostram o abandono da educação de Lauro de Freitas pelo grupo de Moema. A educação é, sem dúvida, a maior ferramenta de transformação social, capaz de mudar o futuro de milhares de crianças e suas famílias. No entanto, o que se vê em Lauro de Freitas é uma educação municipal abandonada, onde as crianças não têm acesso às oportunidades que merecem e precisam”, criticou.

“Isso é um reflexo claro da falta de compromisso da atual administração com as necessidades básicas da primeira infância, uma fase crucial para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Esses números mostram que a gestão de Moema Gramacho tem falhado em garantir que todas as crianças tenham a educação fundamental necessária para seu desenvolvimento futuro”, acrescentou.

Ela ainda lamentou os graves problemas de infraestrutura das escolas, inclusive com imagens gravadas dentro de unidades de ensino que mostram o abandono. “Falta também valorização dos profissionais da educação, que são pilares fundamentais para a qualidade da educação. Sem professores motivados, bem remunerados e capacitados, a qualidade do ensino é comprometida, prejudicando diretamente os alunos”, frisou.

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