O deputado Penalva (PDT) apresentou moções de congratulações a dois dos municípios que compõem sua base eleitoral pelos aniversários de emancipações políticas ocorridos nos últimos dias. Conde comemorou seu 89º aniversário no dia 10 de agosto, enquanto Valente chegou aos 66 anos de fundação, dois dias depois.
“Neste dia especial, reconhecemos os esforços das lideranças locais, dos cidadãos e de todos que contribuem diariamente para o progresso”, disse o parlamentar em ambos os documentos. Ele desejou que “este aniversário seja inspiração para o constante desenvolvimento do município”.
Fundado em 1935, quando se desmembrou de Entre Rios, Conde é um município situado na região conhecida como Costa dos Coqueiros, a aproximadamente 180 km da capital. A origem do seu nome é uma homenagem ao Conde dos Arcos. “Com sua combinação de belezas naturais e rica cultura, é um destino turístico atraente e um exemplo de como os municípios costeiros podem equilibrar desenvolvimento econômico e preservação ambiental”, avaliou Penalva.
De fato, o turismo é a principal atividade econômica local, impulsionado pelas praias e belezas naturais da região. Coco e mandioca, por sua vez, são as principais culturas, somando-se à pesca como importantes fatores para a economia local.
VALENTE
“Transmitimos por meio desta egrégia Casa Legislativa, com anuência dos meus pares, nosso reconhecimento e aplausos aos munícipes de Valente”, disse Penalva, em sua moção dirigida ao município da Região do Sisal. Valente foi fundada em 1958, quando seu território foi desmembrado de Conceição do Coité.
Tendo São José como padroeiro da cidade, ela é conhecida como a “Capital do Sisal” devido à sua forte produção e beneficiamento do sisal. “Sua economia local também é sustentada pela agricultura familiar e pela pecuária de pequeno porte”, conta o deputado.
Valente está localizado a aproximadamente 240 km da capital e seu nome homenageia um dos primeiros habitantes da região, Joaquim Valente dos Santos. Apesar de não ser um destino turístico tradicional, Valente possui belezas naturais e um modo de vida que atraem visitantes interessados em conhecer a cultura local e as paisagens do semiárido.