Salvador é uma das duas capitais do Brasil com pilares básicos de políticas voltadas à população LGBT+

0

Entre todas as outras capitais brasileiras, apenas Salvador e Fortaleza possuem pilares básicos de políticas voltadas à população LGBTQIAPN+, conforme revelou um mapeamento feito pela Aliança Nacional LGBTQIAPN+ e pelo Grupo Arco-Íris, divulgado este mês.

A capital baiana conta com um conselho, planos e programas municipais voltados para essa população, o que mostra o comprometimento do município em garantir direitos, combater a discriminação e promover a inclusão dessa comunidade.

Marcelo Cerqueira, coordenador do Centro Municipal de Referência LGBT+, vinculado à Secretaria Municipal da Reparação (Semur), destaca a importância do reconhecimento de Salvador como uma das capitais brasileiras mais comprometidas com as políticas de cidadania.

De acordo com ele, esse resultado reforça o protagonismo da cidade na promoção da igualdade e dos direitos das ditas minorias, reafirmando o compromisso com inclusão e o respeito à diversidade. A capital baiana, na visão dele, pode servir de referência para que outras capitais construam seus próprios pilares básicos de políticas públicas.

“Salvador passou pela pesquisa, e o resultado reforçou ainda mais o protagonismo e posicionamento da gestão municipal em combater a LGBTfobia institucional na administração pública e estrutural na sociedade soteropolitana. Receber o reconhecimento é a certificação externa de que a cidade promove a cidadania e os direitos LGBTQIAPN+. É muito bom”, comenta Cerqueira.

Ações – Em 2019, por exemplo, foi estabelecida a Política Municipal de Atenção Integral à População LGBTQIAPN+. A norma permitiu que fossem instituídas ações para promover os direitos e a cidadania dessa parcela da população, como acesso igualitário a serviços públicos de saúde, educação e segurança.

Naquele mesmo ano, foi criado o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – CMLGBT com a finalidade de estudar, discutir e propor planos, programas e projetos para a população, além de apresentar ao Poder Executivo Municipal propostas de políticas públicas e outras iniciativas que visem assegurar e ampliar os direitos.

“O nosso Conselho Municipal LGBT+ teve sua primeira gestação comprometida pela pandemia. Agora, estamos iniciando uma nova gestão com grandes representações e estamos muito animados. Acredito que iremos garantir que as políticas públicas consigam chegar mais efetivamente à população LGBTQIAPN+”, comenta José Jorge Néris, presidente do conselho municipal.

Ainda conforme o gestor, as políticas públicas básicas são fundamentais para assegurar a proteção legal contra discriminação em áreas como emprego, habitação e serviços públicos; para o acesso a serviços de saúde adequados; e para a representação e participação ativa da comunidade em esferas de tomada de decisão.

“Essas políticas não apenas protegem os direitos individuais, mas também promovem uma sociedade mais justa e inclusiva”, completa Néris.

Já em 2020, foi instituída no município a penalidade à pessoa jurídica de direito público e privado que cometesse qualquer tipo de prática de discriminação em razão da identidade de gênero e orientação sexual de qualquer sujeito. Nesses casos, os atos praticados podem resultar em advertência, multa de até R$ 4 mil, suspensão do funcionamento do estabelecimento por 30 dias ou cassação de alvará.

A capital baiana também conta com o Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno que oferece orientações jurídicas, serviços sociais e psicológicos. Além disso, na cidade, em 2022, foi inaugurado o primeiro ambulatório municipal especializado em saúde LGBTQIAPN+, no anexo do Multicentro de Saúde Carlos Gomes.

“Sabemos o quanto sofremos fisicamente e psicologicamente todos os dias por sermos quem somos. Ter o apoio de equipes preparadas para te atender, sem julgamentos e de forma humanizada, nos dá um respiro e a esperança de continuar batalhando pelo nosso reconhecimento”, diz Bianca Souza, mulher trans que já teve apoio psicossocial no centro de referência.

Load More In Salvador

Check Also

Luedji Luna encanta soteropolitanos em show homenageando Sade no Dia da Consciência Negra

A cantora Luedji Luna concentrou um mar de gente no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, n…