Mais de 850 estudantes da rede pública de ensino visitaram a Alba em setembro

0

O programa A Escola e o Legislativo encerraram o mês de setembro com a visita de 16 escolas das redes estadual e municipal de ensino, contabilizando 850 estudantes que conheceram a estrutura organizacional da Casa do Povo. Aqui, os jovens alunos ouviram palestras sobre o processo de elaboração das leis e acompanharam um vídeo institucional, produzido pela TV ALBA, apresentando o funcionamento de diversos espaços do Parlamento.

“É muito gratificante ver que eles saem das suas comunidades e sentem que a Casa Legislativa é uma instituição política acessível. Alguns deles me falaram até da importância do acolhimento. Quando descem do ônibus eles são recebidos por nossa equipe na rampa do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, no mesmo local por onde passam o governador, o presidente da Assembleia, as autoridades e os deputados”, explicou Cynthia Rabelo, uma das coordenadoras do programa.

Nesta quinta-feira (26), no turno matutino, 50 estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Ivone Vieira Lima, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, estiveram nas dependências da Casa. Gabriel Souza, de 14 anos, é destaque da turma. Ele gostou muito da visita, mas continua firme no caminho da literatura. “Achei muito interessante a palestra sobre o Mural de Carybé e aprendi algumas coisas sobre o trabalho dos deputados, mas não quero ser político, pois considero que é muita responsabilidade. Eu já penso em histórias legais para escrever, por isso quero ser escritor”, resumiu o garoto.

O estímulo para o mundo das letras por parte de Gabriel tem o apoio da professora Célia Oliveira, que leciona língua portuguesa, e já esteve aqui, na semana passada, com outra turma do colégio. “Eles gostaram desse conhecimento, que vai agregar muito, sendo enriquecedor para os alunos. Repassar as informações adquiridas para os colegas é uma atividade pontuada da minha disciplina e eles sabem que, quando chegar lá, vamos fazer todo um trabalho, em sala de aula, pautado em tudo que aprenderam na Assembleia Legislativa da Bahia”, garantiu.

Durante a semana que está acabando, três outras instituições acadêmicas participaram do programa de integração, que tem a finalidade de aproximar as escolas e o Poder Legislativo. Na terça-feira (24), no período da tarde, a ALBA recebeu 50 estudantes da Escola Municipal Coração de Jesus, do bairro de Lobato. Na quarta-feira (25), marcaram presença os alunos da Escola Estadual Rafael Oliveira, de Cajazeiras 8, no turno matutino, e Escola Pedacinho do Céu, de Águas Claras, no turno vespertino.

Load More In Bahia

Check Also

Produtores rurais financiam terceira etapa de projeto teatral em Barreiras

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) inaugurou nesta terça-feira (24)…