Projeto apresenta mundo da literatura a estudantes de comunidades de Ilha de Maré

0

Tendo o mar como pano de fundo, o projeto “As Literaturas que Flutuam em Ilha de Maré” vai apresentar o mundo da literatura a estudantes de escolas municipais das comunidades de Botelho, Bananeiras e Nossa Senhora de Fátima, em Ilha de Maré – um dos três territórios insulares da capital – através de encontros com escritores, poetas e contadores de histórias para o público infantojuvenil. As atividades acontecem a partir desta terça (1º) e dias 8, 21 e 25 de outubro, reunindo cerca de 150 estudantes.

Nesta terça (1º), a atividade contempla estudantes de Bananeiras e Fátima, e terá como convidada a professora Valdice Oliveira, especialista em educação especial, contadora de histórias e criadora da Biblioteca Arte e Leitura, da Escola Municipal de Canabrava. Para os demais encontros, participarão os professores Bárbara Guimarães, Valdelice Menezes, Ana Paula Carneiro, Alcione Sacramento e Luana Ribeiro.

Criado pela pedagoga Gene de Jesus, que desde 2000 trabalha com projetos literários na rede municipal de Salvador, o projeto estreou em 2023 e envolveu cinco escolas da ilha: as escolas municipais de Bananeira, Claudemira, de Botelho, de Ilha de Maré e Nossa Senhora de Fátima. Para este ano, a Escola Municipal de Santana passou a integrar o programa.

“O projeto tem como objetivo levar encantamento através da leitura e suas múltiplas linguagens às crianças, adolescentes e jovens que estudam nas escolas de Ilha de Maré, valorizando as diversas manifestações literárias entre jovens da escola pública e quilombola da ilha”, explica a professora.

Iniciativa – O projeto “As Literaturas que Flutuam em Ilha de Maré” tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), através da GRE Subúrbio II, e acontece sempre no mês de outubro, quando os estudantes e seus professores são levados para visitar uma das escolas envolvidas e, durante a travessia, diversos convidados colaboram como voluntários, a exemplo de escritores, contadores de histórias, poetas, cordelistas e atores, que realizam apresentações e performances literárias.

“No roteiro desta terça-feira vamos trabalhar junto às crianças, desde a educação infantil até jovens do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. Sairemos da comunidade de Nossa Senhora de Fátima com as crianças, passaremos por Bananeiras e para Botelho, onde faremos a travessia com atividades como contação de histórias, musicais, histórias narradas. Depois disso, ainda em Botelho e, já em terra firme, assistiremos a apresentações das crianças na escola local”, detalha Gene de Jesus.

Load More In Salvador

Check Also

Estudantes de Salvador viajam para intercâmbio cultural em Portugal

Yasmin Bispo Santana, de 13 anos, fará sua primeira viagem de avião na próxima quinta-feir…