Cerca de 198 toneladas de resíduos foram retiradas das ruas de Salvador após as eleições municipais que ocorreram neste domingo (6). Para tanto, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) iniciou uma megaoperação na manhã da última segunda-feira (7) com o suporte de mais de 2 mil agentes e 68 equipamentos que atuaram nos 460 locais de votação e áreas adjacentes.
A operação foi encerrada na tarde desta quarta (9), no entanto, nos próximos dias haverá continuidade dos serviços de limpeza a fim de remover os resíduos em sua totalidade. Locais como Brotas, Barbalho e Imbuí se destacaram devido ao grande volume de “santinhos” encontrados nas vias.
Este ano, parte do montante coletado foi direcionado para cooperativas de reciclagem cadastradas na Limpurb, situadas próximo aos locais de votação. O presidente da Limpurb, Carlos Gomes, destacou que a iniciativa tem o objetivo de reverter o impacto ambiental do descarte irregular desses materiais em via pública.
“Além da poluição visual, o descarte irregular desses materiais em via pública contribui para a obstrução de bueiros e, em períodos de chuva, podem contribuir para alagamentos. Por isso, este ano optamos por direcionar parte desses materiais para cooperativas a fim de promover a sustentabilidade e otimizar o trabalho dos nossos profissionais”, comentou.
Comparativo
Em 2020, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) recolheu 150,62 toneladas de resíduos das ruas da cidade. Esse número representa um aumento de 20,5 % em relação ao pleito municipal de 2016, quando foram recolhidas 125 toneladas.