Curso de inclusão digital capacita jovens surdos para o mercado de trabalho

0

A Prefeitura de Salvador formou nesta terça-feira (15) a primeira turma do curso de Inclusão Digital para Jovens e Adultos Surdos. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) visa capacitar a comunidade surda para o mercado de trabalho e o acesso à informação digital. Com o curso, jovens surdos puderam desenvolver habilidades essenciais, como o uso de e-mails, elaboração de currículos e navegação em sites, promovendo a inclusão digital e social.

Rosângela de Santos, professora bilíngue e responsável pela formação, destacou a importância de ensinar noções de informática básica, como a criação de planilhas e apresentações em PowerPoint. “É fundamental que eles possam estar preparados para o mercado de trabalho, sabendo responder e-mails formais e criar documentos profissionais”, afirmou. Com uma metodologia acessível, o curso incluiu traduções em Libras e apoio de intérpretes para garantir que todos os alunos compreendessem o conteúdo.

Regiandre Silva, intérprete de Libras, complementou que, além de apoiar o aprendizado, o curso representa uma chave de acesso à inclusão. “Este curso abre portas para que pessoas surdas possam se inserir digitalmente na sociedade, que hoje é cada vez mais tecnológica”, explicou. A acessibilidade digital, portanto, vai além do aprendizado técnico, garantindo uma participação igualitária nos serviços públicos e no mercado de trabalho.

A mãe de uma das alunas, Adriana Moraes, técnica em patologia clínica de 47 anos, também esteve presente na cerimônia de formatura e enfatizou a relevância do curso para o futuro de sua filha. “Tudo hoje é digital, e este curso é essencial para que ela possa se desenvolver e competir em igualdade com outros profissionais”, afirmou emocionada. Para ela, a oportunidade oferecida pela Prefeitura é uma porta aberta para o crescimento pessoal e profissional de sua filha.

A segunda turma, que está com inscrições abertas, começará na próxima semana, com vagas limitadas. Os interessados podem buscar mais informações no instagram @compedsalvador. “Queremos continuar oferecendo formação para jovens surdos, garantindo a todos o direito de aprender e se inserir no mundo digital”, afirmou Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre.

Load More In Salvador

Check Also

Kiki Bispo afirma que IPTU terá apenas reajuste com base na inflação: “São 11 anos sem aumento real”

O vereador Kiki Bispo (União Brasil), líder da bancada de governo na Câmara de Salvador, d…