A noção de Cidadania, o conhecimento da Política e o exercício da Democracia são pilares do programa “A Escola e o Legislativo”, que toda semana recebe, em média, 250 estudantes de escolas públicas das redes estadual e municipal, de institutos profissionais e de faculdades particulares. As atividades desta semana começaram na quarta-feira (16), com a visita, no turno vespertino, da Escola Municipal Miguel Arraes, da cidade de Lauro de Freitas. Na manhã da quinta-feira (17), os alunos da Escola Municipal Syd Porto Brandão, do bairro Vale dos Lagos, em Salvador, participaram do programa. E durante o período da tarde, os estudantes da Escola Estadual Almirante Barroso, do subúrbio de Paripe, estiveram na Casa do Povo.
No Plenarinho Deputado Coriolano Sales, a coordenadora Cynthia Rabelo fez a palestra de abertura, apresentando, em linhas gerais, o roteiro do conteúdo que seria fornecido ao grupo, a exemplo da estrutura organizacional, o processo legislativo e o funcionamento do Memorial e da Biblioteca. Aqui, eles aprenderam sobre arte, cultura, história e política, com abordagem, inclusive, de temas específicos, revelou a coordenadora Laura Ramos. “Além do trabalho artístico de Carybé e Carlos Bastos, que se encontram na fachada do prédio principal e no Plenário Orlando Spínola, os estudantes receberam informações sobre os direitos previstos no Estatuto da Criança e a respeito das condutas regulamentadas pelo Estatuto da Igualdade Racial. Tudo é um processo e a gente pode pensar diferente, só não pode impor nossa opinião, pois tem que haver o contraditório, por meio do debate e do consenso. Isso é política”, definiu a servidora pública.
Na próxima semana, a expectativa do programa “A Escola e o Legislativo” é de receber mais 150 novos participantes. Na terça-feira (22), a partir das 14h, devem visitar o Parlamento baiano os universitários da Faculdade de Direito Santo Antônio, do município de Alagoinhas. Na quarta-feira (23), pela manhã, uma nova turma de alunos da Escola Municipal Miguel Arraes retorna à Casa Legislativa e na quinta-feira (24), também no turno matutino, será a vez da Escola Municipal Jardim das Margaridas. Com a supervisão geral da diretora Fernanda Guedes, integram a equipe do programa os servidores públicos Evandro Carvalho, Viviane Souza, Rosângela Lopes e Pierre Malbouisson.