Centro de Formação Profissional de Itapetinga já qualificou cerca de 200 pessoas para o mercado de trabalho

0

Inaugurado em julho, o Centro de Formação Profissional de Itapetinga (Cefopi) já qualificou cerca de 200 pessoas para o mercado de trabalho em diversas áreas. O equipamento, desenvolvido em parceria entre a prefeitura e a Justiça do Trabalho, oferece dez cursos profissionalizantes e seis oficinas.

O centro conta com estrutura completa para aulas teóricas e práticas, com professores especialistas nas mais diversas áreas. “Já são cerca de 200 profissionais aptos para o mercado de trabalho, prontos para gerar renda extra e construir uma vida mais próspera e com muito mais oportunidades”, destacou o prefeito Rodrigo Hagge.

Ele explica que as salas são equipadas para promover aulas teóricas e práticas e que a oferta dos cursos será realizada a partir da demanda do mercado de trabalho. “Nossa meta é formar 1.000 pessoas por ano. Itapetinga já se consolidou como um polo de desenvolvimento na região. Com a qualificação profissional, vamos promover ainda mais desenvolvimento econômico e potencializar ainda mais a geração de emprego e renda”, frisou.

Entre os cursos oferecidos está o de corte e costura. O professor Fabrício Canguçu ressalta a estrutura oferecida pelo equipamento. “Estamos em um laboratório altamente capacitado, com máquinas de última geração. Com esse curso, as alunas vão conseguir ter seu próprio ateliê e também entrar no mercado de trabalho. Aqui em Itapetinga tem fábricas e indústrias que empregam essas pessoas”, afirmou.

Outro curso oferecido é de estética capilar. A instrutora Sátila Guerra conta que, com as aulas, as pessoas podem começar uma nova profissão. “É um curso sem investimento algum, onde você não precisa se preocupar com o equipamento e, além de tudo, as pessoas vão sair daqui capacitadas e com segurança de começar uma profissão lá fora, trazendo dinheiro e renda para a família”, pontuou.

O Cepofi também conta com curso de auxiliar de cozinha. Nele, por exemplo, os alunos vivenciam experiência de serviços em restaurante para que coloquem em prática as aulas teóricas. “Nesse curso, eles vão observar diversas técnicas da gastronomia para fazer uma atuação digna de mercado de trabalho. O curso abre portas para esse mundo profissional”, disse a chefe de cozinha Leila Tatiane.

A coordenadora do centro, Michele Logeto, afirmou que o equipamento já contribuiu significativamente para a vida de diversas pessoas, que agora estão aptas a serem inseridas no mercado de trabalho. “É um equipamento de extrema importância para o nosso município, haja vista a falta de mão de obra qualificada. Nós estamos aqui para oferecer o serviço de profissionalização e qualificação de mão de obra”, salientou.

Load More In Bahia

Check Also

Expediente estará suspenso nos órgãos públicos da Bahia nesta segunda-feira (28)

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) publicou, no Diário Oficial do Estado da última quint…