A Prefeitura de Morro do Chapéu recebeu na última sexta-feira (28) o prêmio de 1º lugar, entre as 417 cidades da Bahia, no Índice Governança Municipal (IGM), realizado desde 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA). A prefeita Juliana Araújo esteve em Brasília para receber a premiação, que foi conquistada pelo segundo ano consecutivo pelo município.
Além disso, Morro do Chapéu ficou na 6ª posição nacional no grupo 3 do ranking, formado por cidades entre 20 mil e 50 mil habitantes. No ano passado, além de ter conquistado o 1º lugar na Bahia, o município ficou em 8º lugar no ranking nacional – ou seja, avançou duas posições na nova versão do levantamento.
Juliana Araújo destacou que o resultado reconhece o trabalho de toda a gestão. “Muitas pessoas dedicadas a Morro do Chapéu têm se empenhado para alcançar esse sucesso. Nos últimos quatro anos, por exemplo, construímos e reconstruímos mais de 30 escolas municipais. Foram mais de 42 quilômetros de ruas calçadas, resolvendo problemas históricos de infraestrutura. Hoje, mais de 80% da sede está pavimentada, além dos nossos distritos”, afirmou.
“Nada disso seria possível sem o trabalho incansável da nossa equipe. Em 2021, quando assumimos a gestão, arrumamos a casa e implantamos um novo modelo de governar, o que nos permitiu chegar a mais essa conquista. Tudo isso foi conquistado com o respeito às finanças públicas, cuidado bem do dinheiro do contribuinte de Morro do Chapéu e sabendo investir no que dá resultado. Por isso, esse reconhecimento. Quando você coloca as pessoas em primeiro lugar e entende que a missão é cuidar delas, isso acontece”, completou.
O IGM/CFA chega aos mais de 5.500 municípios brasileiros e analisa três dimensões: finanças, gestão e desempenho. O ranking com as melhores performances é formado por oito grupos com cinco municípios em cada, separados de acordo com o número de habitantes e o Produto Interno Bruto (PIB) da região. Os dados para a realização do índice são extraídos de diversas bases, como o IBGE e DataSus.
Este grupo tem mais de 500 municípios brasileiros. A cidade conquistou índice geral de 7,32. Entre os indicadores, recebeu nota 7,61 em desempenho, 7,42 em finanças e 6,94 em gestão.