A ANA (Agência Nacional de Águas) informou nesta sexta-feira (25) que a onda de rejeitos da barragem de Brumadinho, a 51 km de Belo Horizonte – Minas Gerais, deverá atingir a barragem da usina hidrelétrica Retiro Baixo em 2 dias.
A usina está localizada entre os municípios de Curvelo e Pompéu (MG), no baixo curso do Rio Paraopeba, afluente do Rio São Francisco. “A barragem da usina está a 220 km do local do rompimento e possibilitará amortecimento da onda de rejeito”, diz a nota da agência reguladora.
A agência reguladora, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, afirmou estar em constante comunicação com órgãos e autoridades federais e estaduais para manter o abastecimento de água e qualidade para as cidades que captam água ao longo do rio Paraopeba.
O governo determinou a criação de 2 gabinetes de crise para apurar a situação, 1 político no Palácio no Planalto e outro operacional no Ministério do Meio Ambiente. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deve ir neste sábado (26) para o local do desastre.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.