“Que ladeira é essa? Essa é a Ladeira da Preguiça”, cantou Gilberto Gil, em seus versos imortalizados na voz de Elis Regina, celebrando uma das três primeiras ladeiras construídas em Salvador. Localizada no tradicional bairro do Dois de Julho, a Ladeira da Preguiça servirá de passarela para o Banho de Mar à Fantasia, no próximo dia 24, quando completa 90 anos de existência no pré-carnaval de Salvador.
Promovido pelo Centro Cultural Que Ladeira é Essa?, pela incubadora de projetos Salvador Meu Amor e pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN), o Banho de Mar à Fantasia resgata uma tradição criada nos idos de 1930 e que se tornou referência nos festejos pré-carnavalescos da capital baiana, dando origem, inclusive, aos primeiros blocos de travestidos da Bahia, como As Kuviteiras e As Muquiranas.
Após uma pausa de 20 anos, o projeto foi retomado em 2013, com o objetivo, para além da folia, de alertar para o processo de esvaziamento da Ladeira da Preguiça e de especulação imobiliária e racismo geográfico na área do Centro Antigo de Salvador.
“A motivação vem do resgate da nossa cultura, quando o Banho de Mar da Preguiça era um processo de agitação cultural e de onde surgiram 13 blocos de rua de carnaval, mas a festa se torna, também, uma ferramenta de luta contra as políticas de gentrificação com recorte racial”, destacou o gestor cultural do Centro Cultural Que Ladeira é Essa?, Marcelo Teles. “Então queremos aglutinar pessoas de todas as tribos e raças, inclusive pessoas de fora, e usar nossas expressões culturais para ter lugar de fala”, enfatizou.
A concentração está marcada para as 9h, na Ladeira da Preguiça, com show de Ministério Público, do Samba 2 de Julho e a participação especial de Guiga de Ogum – um dos mais antigos moradores da localidade. Ao meio-dia, o cortejo segue pelas ruas do bairro e desce para a Praia da Preguiça, ao som de fanfarra e grupos do Recôncavo Baiano.
Às 15h começam os shows no palco, que será montado na própria praia. Nesse espaço, se apresentarão Xarope MC, Roger N’Roll e Afrocidade. O grupo musical receberá ainda as participações especiais das cantoras Luedji Luna e Xênia França.
“Vai ter a tradição, relembrando os antigos carnavais, mas com esses atrativos extras e modernos”, pontuou Marcelo Teles. A festa está prevista para durar até 20h.
Em 2019, o evento conta com o apoio do Sindipetro, do Shopping Barra, das empresas Megaboys e Drink Busca Vida, do Museu de Street Art Salvador (MUSAS), da Jangada Conteúdos e da organização não-governamental Rede Mar, instituição que atua em prol da saúde do bioma marinho e que fará, após a atividade, uma ação de limpeza das águas. A Fundação Gregório de Matos, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Salvador, também apoia a atividade este ano.
Serviço:
Banho de Mar à Fantasia na Ladeira da Preguiça
Quando: 24 de fevereiro (domingo)
Quanto: Gratuito
Programação:
9h – Concentração com show de Samba 2 de Julho com participação de Guiga de Ogum, e Ministério Público no palco da Ladeira da Preguiça;
12h – Cortejo pelas ruas do Dois de Julho com destino à Praia da Preguiça, acompanhado da Fanfarra da Preguiça e grupos culturais do Recôncavo Os Mascarados de Maragogipe e Cabeçorras de Cachoeira.
15h – show de Xarope MC, Afrocidade com Luedji Luna e Xênia França, e Roger N’Roll no palco da Praia da Preguiça.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.