Mulheres Negras por um Nordeste Livre é o tema da 7ª edição do Julho das Pretas

0

Com o tema Mulheres Negras por Um Nordeste Livre, a 7ª edição do Julho das Pretas traz atividades durante todo o mês de julho em Salvador, Região Metropolitana e nos demais municípios do interior da Bahia. Articulado por ativistas e organizações de mulheres negras de toda região Nordeste do país, a ação de incidência política promete mobilizar milhares de pessoas da região, durante todo o mês de julho, através de uma agenda coletiva de atividades em celebração ao 25 de julho – dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

O tema do Julho das Pretas deste ano tem o objetivo de destacar a vanguarda da região nas lutas por liberdade, contra o racismo, o patriarcado, a democracia plurirracial e pelo Bem Viver. No dia 25 de julho acontece, em Salvador a Marcha das Mulheres Negras Por Uma Bahia Livre, a fim de ressaltar a importância da população negra da região Nordeste contra o fascismo e o retrocesso de direitos. Este ano é a 3ª Edição da marcha do 25 de julho em Salvador, e 2ª Edição em Aracajú (SE). Todos os estados da região Nordeste promoverão atividades no dia.

“O Julho das Pretas em todas as suas edições teve como finalidade incidir na conjuntura política do país e apontar caminhos. O tema deste ano reafirma a força política das mulheres negras na região Nordeste, bem como, as narrativas de luta por liberdade. Na região Nordeste temos vivenciado de maneira intensa o recrudescimento do racismo e com isso somos às maiores vítimas do feminicídio, da LBTfobia, da violência doméstica, da mortalidade materna, do extermínio da juventude negra. Quer dizer, só viveremos uma sociedade livre quando o modelo civilizatório tiver centrado no bem viver para todas nós”, aponta a coordenadora executiva do Odara – Instituto da Mulher Negra e da Articulação de Organização de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Valdecir Nascimento.

O Julho das Pretas reúne mulheres negras plurais bem como todas pessoas que estão comprometidas com a construção da equidade social.

Clique aqui e baixe a programação.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Load More In Bahia

Check Also

Comemoração ao Dia Nacional da Baiana de Acarajé e Mingau reforça cultura e valorização do ofício

O Dia Nacional das Baianas de Acarajé e Mingau, comemorado na próxima segunda-feira (25), …