O ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, foi eleito senador neste domingo (27). Ele renunciou ao cargo no Senado ano passado quando justificou que “estava cansado da longa viagem” e se afastaria “antes de morrer de velho”.
Nas eleições gerais do Uruguai, os cidadãos votaram para presidente e vice, deputados e senadores.
Ao decidir voltar para a política, aos 84 anos, Mujica se candidatou pelo MPP (Movimiento de Participación Popular), que faz parte da coalizão de esquerda Frente Ampla. O partido vai disputar a presidência em 2º turno, tendo à frente o candidato Daniel Martínez.
Com quase 100% dos votos apurados, a lista do MPP, que Mujica lidera, obteve mais de 280 mil votos, a maior quantidade registrada. O retorno de Mujica tem sido visto por analistas como um indicativo das dificuldades da coalizão para formar novas lideranças.
Após votar, Mujica disse que deve voltar às ruas para fazer campanha para Martínez, na disputa do 2º turno. A coalizão da qual Mujica e Martínez fazem parte está há 15 anos no poder.
Daniel Martínez enfrentará Luis Lacalle Pou, candidato de direita pelo Partido Nacional. No 1º turno, Martínez obteve 38,6% dos votos, enquanto Lacalle Pou obteve 28,2%.
Os candidatos que ficaram em terceiro e quarto lugar nas votações, Ernesto Talvi (Partido Colorado) e Guido Maníni Ríos (Partido Cabildo Abierto), receberam, respectivamente, 12,1% e 10,7% dos votos. Ambos anunciaram que apoiarão Lacalle Pou no 2º turno.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.