Dia nacional das Baianas de Acarajé será comemorado em Salvador

0

O Dia Nacional da Baiana de Acarajé (25 de novembro) será comemorado no próximo sábado (23) no Pelourinho. O evento, há 28 anos movimenta o Centro histórico com programação especial: missa e manifestações culturais.

As comemorações contam com uma série de atividades artísticas e culturais como, por exemplo, Feira de Empreendedoras Negras, Desfile de Moda Plus Size, e apresentação musical com as bandas D’ Papo Esquivel, Os Caras e Farol Light. O evento acontece na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, das 10h às 18h. Além disso, no mesmo dia, haverá Missa em Ação de Graças às 09h da manhã, na Igreja do Rosário dos Pretos.

Sobre a ABAM

Fundada em 1992, a ABAM – Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares é uma entidade sem fins lucrativos e tem o objetivo de promover o desenvolvimento e bem-estar de suas associadas. A ABAM se dedica a profissionalização da categoria, através de reivindicações que visam a inclusão social e o fortalecimento, não só da profissão, como também do conhecimento e reconhecimento do seu papel e da importância da sua atividade na sociedade.

A entidade oferece capacitação com cursos profissionalizantes para suas associadas e administra o Memorial das Baianas. A recente inclusão da profissão “Baiana de Acarajé” no CBO – Código Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho é uma grande conquista da categoria, que desde 2009 lutava por esse reconhecimento para mais de 3.500 baianas de acarajé que agora assumem identidade profissional, podem se cadastrar como microempreendedor individual e passam a ter o reconhecimento dos acidentes e doenças que podem ocorrer em decorrência das atividades laborais.

Serviço:

O quê? Dia Nacional da Baiana.
Quando? 23 de novembro, às 9h
Onde? Praça da Cruz Caída, no Pelourinho.
Quanto? Gratuito

10h – Feira de Empreendedoras Negras na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho.
11h – Desfile de Moda Plus Size, com o coletivo Rumo ao Sucesso na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho.
12h – Almoço Comemorativo (Feijoada) na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho.
14h – Apresentação Cultural (bandas D’ Papo Esquivel, Os Caras e Farol Light) na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Load More In Bahia

Check Also

Comemoração ao Dia Nacional da Baiana de Acarajé e Mingau reforça cultura e valorização do ofício

O Dia Nacional das Baianas de Acarajé e Mingau, comemorado na próxima segunda-feira (25), …