Empresários de Minas podem investir no projeto Sucroenergético do Médio São Francisco baiano

0

“Agronomia aprovada”, é o que destaca um grupo de empresários e técnicos agrícolas de Unaí, Minas Gerais, que conheceu a região do Médio São Francisco baiano, onde o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está implantando um Polo Bioenergético e Sucroalcooleiro, que prevê gerar 30 mil empregos e potencializar a competitividade da Bahia na produção de açúcar, etanol e energia de biomassa.

Os agricultores mineiros foram acompanhados por uma comitiva técnica da SDE, liderada pelo vice-governador João Leão, titular da pasta. A missão de negócios esteve, no domingo (26) e segunda-feira (27), nos municípios de Barra e Muquém do São Francisco, onde a primeira usina de cana de açúcar, das 10 previstas no projeto, está em implantação pelo grupo pernambucano Paranhos e já emprega 500 trabalhadores locais.

O empresário Antônio Giló, chefe da comitiva mineira, destaca que a região o surpreendeu, tanto pela quantidade de água, quanto pelo cultivo da cana. “Pelo que vimos, no plantio dos Paranhos, a produção de cana-de-açúcar está se mostrando de qualidade, pelos experimentos em curso. Então, acho que o projeto é muito promissor. O que estamos pensando é em formar um grupo, para atuar como indústria de integração, como já fazemos em Minas, com grandes produtores, com tecnologia, e vir para cá”, diz.

Unaí, por município, é a maior produtora de feijão do país. O grupo, que visitou a Bahia, formado por 13 empresários mineiros, possui 8 mil hectares irrigados por pivô central, 35 mil hectares de plantio e produz uma safra anual de 4,1 milhões de sacas de milho, feijão e soja.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Load More In Bahia

Check Also

Inscrições para Pronatec Mulheres Mil estão abertas e seguem até dia 18

As inscrições para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso a…