ACM Neto diz que avalia retomada de atividades em Salvador

0

O prefeito ACM Neto disse hoje (28), que já estuda uma possível retomada de atividades comerciais formais e informais, que deve acontecer de forma gradual em Salvador. Para o prefeito, tudo vai depender dos números sobre o avanço do coronavírus até o final deste mês e início de junho, pois ainda não está descartado um colapso no sistema de saúde da cidade, tanto o público quanto o privado.

Segundo ACM Neto, graças às medidas tomadas pela Prefeitura e governo do Estado, esse colapso não aconteceu em maio, como apontavam as projeções feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Mas isso não ocorreu principalmente porque ampliamos os leitos clínicos e de UTI para pacientes com o novo coronavírus. O risco ainda existe, em junho”, alertou o prefeito.

“Ontem (27), houve uma leve queda de ocupação de leitos de UTI, chegando a 76% de taxa, sendo que anteontem (26) chegou a 88%. Isso não dá conforto, pois 76% é muita coisa. Claro que de qualquer forma é uma vitória”, acrescentou. Ainda ontem, a ocupação de leitos clínicos na rede pública foi de 67%. Na rede privada, a taxa nas UTIs foi de 79%.

O prefeito reforçou que, para que haja uma retomada segura da economia, é necessário que haja menos pressão sobre os leitos de UTI, com taxa de ocupação abaixo de 60%. “Essa semana de feriados antecipados será fundamental. Esperamos que gere resultados bons na próxima semana, quando vencem os decretos gerais, que valem para toda a cidade”, salientou ACM Neto.

Siga-nos no Facebook | Instagram | Twitter.

Load More In Salvador

Check Also

Prefeitura-Bairro Itapuã alcança 1 milhão de atendimentos

A Prefeitura-Bairro Itapuã chegou à marca de 1 milhão de atendimentos. A estrutura, locali…