Para levar informação aos agricultores, apresentar as principais ações institucionais desenvolvidas em prol da classe e ouvir os anseios coletivos, teve início, na noite da última quinta-feira (08), a temporada 2024 de reuniões itinerantes nas comunidades produtivas. Equipes de diretores e colaboradores da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação de Produtores de Algodão da Bahia (Abapa) se deslocaram até a região de Alto Horizonte, situada na comunidade de Novo Paraná, distrito de Luís Eduardo Magalhães, onde foi realizado o primeiro encontro que contou com boa participação dos produtores rurais e de associados da Associação de Produtores do Alto Horizonte.
A região configura-se como importante rota de escoamento da produção, onde atualmente, encontra-se em andamento uma obra de pavimentação asfáltica de 58,4 km, custeada com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro) e do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro), com execução da Patrulha Mecanizada da Abapa e empresas terceirizadas, e apoio da Aiba e de prefeituras municipais.
“Tive a satisfação de ser anfitrião dessa reunião. Cheguei à região no final da década de 1980 junto com meus pais e hoje sou o sucessor. Essa estrada para nós representa muito, pois enfrentamos muitos problemas, e hoje estamos tendo a oportunidade de ter o asfalto chegando a nossa propriedade. Agradecemos o apoio da Aiba e da Abapa”, declarou o presidente da Associação de Produtores Rurais do Alto Horizonte, Rafael D’Agostini.
Infraestrutura, sustentabilidade, programa Agroplus Bahia e Operação Safra, foram algumas das principais pautas destacadas pelas entidades agrícolas que também ouviram as demandas dos agricultores locais. “Estamos contentes com as discussões que tivemos e com o andamento da obra de pavimentação asfáltica nesta região, que irá solucionar uma demanda antiga. Agradecemos a participação de associados da Aiba, da Abapa e dos produtores da Associação de Produtores Rurais do Alto Horizonte e a recepção calorosa da família D’Agostini”, ressaltou o presidente da Aiba, Odacil Ranzi que agradeceu a todos os participantes.
Também prestigiaram o encontro, pela Aiba, o vice-presidente, Moisés Schmidt, o produtor rural e ex-presidente, Celestino Zanella, o diretor executivo, Élio Engelman e os gerentes, de Infraestrutura, Luiz Stahlke, de Sustentabilidade, Enéas Porto, e de Agronegócio, Aloisio Júnior. Pela Abapa, o diretor executivo, Gustavo Prado e equipes da Patrulha Mecanizada e do Centro de Treinamento. Ainda participou do evento, o assessor regional do Sistema Faeb/Senar, Sunny Aaron. A próxima reunião do cronograma está marcada para o dia (22), na região da Estrada do Café.