Logística, infraestrutura e transportes nortearam as discussões do primeiro fórum estadual Bahia Export 2024. O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, e a primeira vice-presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto, representaram os produtores rurais do oeste baiano no evento que ocorreu entre os dias 26 e 27, em Salvador, com presença de autoridades do setor de infraestrutura.
A Bahia é o maior produtor de grãos do Norte/Nordeste e o segundo na produção nacional de algodão. No oeste baiano, o agronegócio pulsa desenvolvimento e corresponde a 25% do PIB do estado. A redução das distâncias e disponibilidade de vias de qualidade para o transporte de suprimentos e da produção agropecuária sempre foram desafios na região.
“Em eventos como este destacamos a importância da logística no Oeste da Bahia que desempenha um papel fundamental no suporte e desenvolvimento das atividades agrícolas e agroindustriais da região, mas que ainda necessita de uma infraestrutura eficiente para o transporte de insumos agrícolas, produtos e commodities”, destacou o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.
A região conta com algumas rodovias importantes, como a BR-020, BR-242, BR-135, BR-349 e BR 030, que conectam o Oeste da Bahia a outras regiões do país. Essas estradas são utilizadas para o transporte de cargas, tanto para abastecer a região com insumos agrícolas quanto para escoar a produção para outros estados e portos de exportação.
“A Bahia é um dos principais produtores agrícolas do Brasil, com destaque para o algodão, soja e milho. A eficiência logística é crucial para a competitividade desses produtos no mercado nacional e internacional, com um custo competitivo e em tempo hábil”, ressaltou a vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto.
Paralelo ao setor produtivo, em que o agronegócio corresponde a 25% da economia da Bahia, a infraestrutura de transporte necessita acompanhar esse desenvolvimento e priorizar a eficiência deste setor na Bahia. A programação do fórum contemplou visitas técnicas, sessões de relacionamento, painéis de debates e apresentações técnicas.
Também participaram do painel o Consultor, ex-ministro de Estado e ex-Senador da República Waldeck Ornelas; o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Roberto Oliva; e Diretora de Relações Institucionais da Wilson Sons, Roberta Carvalhal.