Amigo de Fidel, jornalista baiano lança livro com histórias em Cuba

Depois de 50 visitas ao país, Valter Xéu lança ‘A Culpa é de Fidel’ dia 10, no Velho Espanha

As memórias habaneras do jornalista Valter Xéu, um cubano nascido em Santo Amaro e criado em Feira de Santana, vão se espraiar pela calçada que cerca e abriga as cadeiras e mesas do Bar Velho Espanha, no centro de Salvador, no próximo dia 10 de setembro durante o lançamento do livro Cadernos de Viagem: A culpa é de Fidel.

Em seus cadernos de viagem, Valter Xéu reúne artigos (dele e de outros autores), entrevistas e histórias. Muitas histórias. A maioria delas passadas nas ruas, vielas e hotéis de Havana. Valter também desfila passeios pelo Malecón, o calçadão de 8 quilômetros que serve de palco para tudo, até mesmo para declarações de amor.

Mas, nem tudo são flores nesses Cadernos que carregam também o lado extremamente político e latino do escritor – cubano desde antes de nascer na Bahia. Valter Xéu também destila a sua crítica feroz ao imperialismo norte americano e a sua defesa, também feroz, dos povos que considera injustiçados ou incompreendidos.

Apesar do título remeter, basicamente para Cuba e Fidel Castro, esses Cadernos trazem também a areia do Oriente Médio e um pouco do frio de Moscou. Trazem também histórias – algumas delas hilariantes – dos amigos que ele convocou para acompanhá-lo nas mais de cinquenta viagens à capital cubana. Vale a pena conferir!

Serviço:
– O quê: Lançamento do livro Cadernos de Viagem – A culpa é de Fidel
– Autor: Valter Xéu
– Quando: 10 de setembro, 19 horas
– Onde: Bar Velho Espanha – rua General Labatut, Barris

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Eventos

Vejam também

Festival de Inverno de Morro do Chapéu terá Barão Vermelho, É o Tchan, Dudu Nobre e Calcinha Preta

O Festival de Inverno de Morro do Chapéu vai acontecer entre os dias 8 e 11 de agosto e já…