Anvisa emite alerta para primeiro caso de “superfungo”

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, na última segunda-feira (7), um alerta sobre uma investigação em andamento do primeiro caso positivo no país do “superfungo” Candida auris. De acordo com o alerta, o Candida auris “é um fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde pública”, uma vez que é resistente a medicamentos antifúngicos e pode ser fatal.  

O documento diz que uma amostra foi identificada na ponta do cateter de um paciente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital na Bahia e confirmada pela técnica Maldi-Tof no Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz – LACEN/BA e no Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP. 

A orientação da Anvisa é de “reforçar a vigilância laboratorial da C. auris em todos os serviços de saúde do país, reforçar as medidas gerais de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e, em caso de suspeita ou confirmação de C. auris, adotar imediatamente as medidas de prevenção e controle”. Clique aqui e veja a íntegra do alerta.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Saúde

Check Also

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

Paula Laboissière/Agência Brasil Atualmente, a vacina contra o HPV está disponível no Sist…