Aplicativo Caixa Tem é alvo de golpes

Bandidos têm realizado saques do FGTS Emergencial

O aplicativo Caixa Tem, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal para distribuir o Auxílio Emergencial e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também em caráter emergencial, tem sido alvo de golpes frequentes.

Os golpistas utilizam o aplicativo com o intuito de sacar o valor de R$ 1.045 do FGTS antes mesmo do beneficiário ter acesso à conta. Por não possuir uma confirmação de identidade, os bandidos podem utilizar endereços de e-mail falsos para conseguir acessar as contas das vítimas e efetuar o saque.

A professora Carla Medeiros descobriu que o seu valor do FGTS Emergencial foi usado para pagar uma conta no Rio de Janeiro. Enquanto isso, no mesmo dia, ela trabalhava na cidade de Mateus Leme, no estado de Minas Gerais.

“Quando eu fui ao banco no dia 24 de setembro, no dia 23 haviam feito a retirada desse valor. Eu tive a impressão de que eles ficaram de olho em quem não retirou logo esse valor. Como eu demorei a olhar, deve ter dado a impressão que eu não conseguiria retirar”, afirmou a professora. De acordo com Carla, o dinheiro seria destinado a um tratamento odontológico.

A melhor – e mais fácil – maneira de se proteger é realizar todo o cadastro no aplicativo antes dos golpistas. A Caixa Econômica não revelou quantas reclamações já recebeu em relação aos golpes, mas disse que os clientes podem contestar os saques a qualquer momento e que, confirmada a fraude, o beneficiário receberá o dinheiro. A Polícia Federal já está à frente das investigações.

Com informações do G1.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Matéria editada por Tadeu Rezedá sob a supervisão de Claudia Correia.
Carregar mais em Brasil

Vejam também

Baianos conquistam classificação para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

Os baianos Felipe Vinicius Santana e Jacky Goodman conquistaram a vaga olímpica para o Bra…