Aprovação da vacina da Pfizer no Canadá pode atrasar vacinação no Brasil

0

Após Reino Unido e Bahrein, o Canadá aprovou, nesta quarta-feira (9), a vacina da Pfizer. A consequência da autorização do governo canadense, somada a uma possível autorização da vacina da Pfizer feita pelo governo dos Estados Unidos ainda esta semana, é que o Brasil tem ficado para trás na aquisição das vacinas e terá que atrasar o começo de sua vacinação.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a vacinação com a vacina da Pfizer poderia começar em dezembro se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) der uma autorização emergencial. No entanto, ainda que a autorização seja dada nos próximos dias, a demora do país em fechar com os laboratórios pode ter como consequência a demora da chegada das vacinas.

Nesta semana, os estados têm se mobilizado e agido por conta própria, sem apoio do Governo Federal. São Paulo anunciou para 25 de janeiro o começo da vacinação, mesmo sem autorização da Anvisa para a CoronaVac, que é desenvolvida em parceria internacional entre o Instituto Butantan e a biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech, mas que ainda não tem autorização da Anvisa.

Na Bahia, o governador Rui Costa anunciou a compra de 19,8 milhões de seringas e a autorização para a montagem de uma rede de ultrafreezers de -80º para estocar as vacinas. Mesmo com as iniciativas dos governos estaduais, a vacinação só poderá acontecer quando as vacinas tiverem autorização da Anvisa.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube

Load More In Saúde

Check Also

Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças

Paula Laboissière/Agência Brasil A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão d…