Arte africana é destaque no Soterópolis da TVE

0

O Soterópolis desta quinta-feira (21), na TVE Bahia, celebra o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Arte africana, livro ‘Ganhadores: a greve negra de 1857 na Bahia’, do historiador baiano João José Reis, e a Ópera baiana Lídia de Oxum são alguns dos destaques desta edição, que vai ao ar às 22h.

A pesquisadora Juliana Ribeiro Bevilacqua e o escritor nigeriano Felwine Sarr falam sobre o que se convencionou chamar de arte africana, os lugares ocupados pelas produções artísticas ao longo do tempo na história da arte e o tratamento dado a elas nas coleções dos museus.

Para falar de literatura, o programa destaca o livro ‘Ganhadores: a greve negra de 1857 na Bahia’, do baiano João José Reis, considerado um dos mais importantes historiadores do Brasil. O livro faz uma reconstituição da história dos negros de ganho, protagonistas de uma rara greve que paralisou o transporte na capital baiana. No programa, o escritor fala sobre o processo de pesquisa, o que o motivou e as relações que podemos fazer com o presente.

Ainda nesta edição, o programa exibe uma reportagem com a Orquestra sinfônica da Bahia (OSBA) e conversa com os produtores e artistas, além de acompanhar o ensaio da Ópera Lídia de Oxum, uma produção baiana que, depois de 25 anos da primeira montagem, recoloca Salvador na rota de grandes produções. A montagem também abre as comemorações dos 80 anos do poeta, romancista, novelista, e compositor brasileiro Ildásio Tavares.

O Soterópolis vai ao ar na TVE às quintas-feiras, às 22h, com reprises às sextas-feiras, às 19h e aos domingos, às 18h30.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Load More In Bahia

Check Also

ALBA conquista 4º lugar no nível Ouro de Transparência Pública

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) obteve a 4ª colocação no nível Ouro da certificaç…