A 11ª Semana da Dança na Bahia foi comemorada na última terça-feira (3), no Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa, com a realização da Mostra de Dança, evento que reuniu mais de 30 grupos de colégios da rede pública estadual de ensino. Durante todo o dia, cerca de 300 jovens do Ensino Médio e Fundamental, que participam do Programa Educa + Bahia, do Governo do Estado, fizeram performances diversificadas no palco, executando coreografias de balé, funk, afro, hip hop, pagode, samba e outros gêneros musicais.
As apresentações dos grupos de dança prosseguem nesta quarta-feira (4), sempre com a animação irreverente do locutor Mc França Mahin, “que se define como um poeta de Mata Escura, bairro da periferia de Salvador”. A mostra, organizada pela ativista social Beth Wagner, conta há muitos anos com o apoio do deputado Marcelino Galo (PT). O parlamentar destacou “a alegria e a energia da juventude, invadindo o espaço da Casa do Povo com a incrível arte de dançar”. Lembrou ainda que na próxima quinta-feira (5), a partir das 9 horas, no Plenário Orlando Spínola, será realizada uma sessão especial sobre Políticas Públicas para a Dança.
“A dança precisa de espaços adequados, de professores qualificados, de orçamento para se desenvolver, de um marco legal. Nosso objetivo é fazer leis, é incentivar, é cobrar políticas públicas para a arte e a cultura, fazendo aqui esta festa maravilhosa, com a força da juventude baiana”, concluiu o legislador, conclamando a todos para a sessão especial. Foram convidados renomadas personalidades do mundo da dança, como Ananias Break, arte-educador, coreógrafo e dançarino; Cristina Castro, diretora e curadora artística do Viva Dança Festival Internacional; Elísio Pitta e Silva, diretor artístico e fundador do Balé do Recôncavo; e Thina Reis, agente cultural, produtora e integrante do Independente de Rua Hip Hop.