Uma das personalidades mais importantes da memória das artes cênicas da Bahia e um dos grandes nomes da história do cinema brasileiro, com mais de 60 anos de carreira, o ator Othon Bastos, será homenageado na Câmara Municipal de Salvador. Por iniciativa do vereador Marcos Mendes (PSOL), o ator que nasceu no município de Tucano (BA) vai receber o Título de Cidadão de Salvador, em sessão solene no Plenário Cosme de Farias, nesta sexta-feira (7), às 19h.
“Pela importância deste artista projetado e respeitado nacionalmente, que levou adiante o nome da Bahia, convidamos o povo soteropolitano e todos aqueles que admiram essa personalidade cultural a prestigiar a cerimônia de entrega do Título de Cidadão de Salvador a Othon Bastos”, disse Marcos Mendes.
Carreira
Othon José de Almeida Bastos nasceu em Tucano, interior baiano, e integrou a primeira turma de alunos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Na década de 1960, ajudou a fundar o Teatro Vila Velha, patrimônio cultural da Bahia. Othon atuou em grandes produções teatrais e, na televisão, participou de vários trabalhos, entre novelas, séries e casos especiais.
No cinema, teve destaque em filmes marcantes como Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha), Central do Brasil (Walter Salles), Bicho de Sete Cabeças (Laís Bodanzky) e O Paciente – o caso Tancredo Neves (Sérgio Rezende).
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.