Aulas do ano letivo 2020/21 na rede estadual retornam no dia 15 de março e serão 100% remotas

0

As aulas na rede estadual de ensino, no ano letivo 2020/2021, começarão no dia 15 de março e serão 100% remotas por conta da pandemia de Covid-19. O secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, anunciou detalhes sobre o retorno em coletiva de imprensa virtual nesta quarta-feira (24).

Aulas e conteúdos serão disponibilizados online e em material físico, para os alunos sem condições de acessar a internet. O material físico será entregue nas escolas e o secretário estadual de Educação disse que um calendário em parceria com as escolas e prefeituras será feito para que a entrega não tenha aglomeração.

Os materiais didáticos serão compostos por livros didáticos e cadernos de apoio à aprendizagem; um novo canal da TV Educativa, o Educa Bahia, com conteúdo disponibilizado durante todo o dia; e exercícios de reforço via Whatsapp e salas virtuais do Google, para os alunos que têm acesso à internet.

Na segunda-feira da semana que vem (1º de março), um chamamento público a ser divulgado pela secretaria irá convocar os profissionais da educação, com informações e detalhes sobre o funcionamento do ano letivo. No dia 8 de março, terá início a jornada pedagógica Paulo Freire, que segue até o dia 12, fechando um ciclo de planejamento e preparação da rede estadual. No dia 15, as aulas remotas serão iniciadas.

De acordo com a Lei Federal 14.040, os estudantes terão dois anos letivos contínuos. Até o dia 29 de dezembro, os anos de 2020 e 2021 serão realizados com 1.500 horas aula, num período de 228 dias letivos e aulas de segunda à sábado. Serão três fases de atividades escolares. Após a etapa 100% remota, será a vez da fase híbrida, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais e, por fim, a retomada das aulas 100% presenciais. No entanto, a retomada das aulas presenciais está condicionada à melhora nos números da pandemia de Covid-19. No momento, um decreto proíbe aulas presenciais e outro determina toque de recolher das 20h às 5h na Bahia (confira os municípios). O estado chegou, no último domingo (21), à 80% de ocupação em leitos de UTI, o que fez novos leitos serem anunciados, como no Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova.

A matrícula dos estudantes que já fazem parte da rede estadual de ensino será automática, ou seja, não será preciso se dirigir às unidades escolares ou fazer qualquer tipo de atualização cadastral via internet. Para os estudantes que irão ingressar na rede estadual, uma pré-matrícula será realizada a partir do dia 15 de março, também de forma virtual. Um calendário específico está em fase de elaboração e será divulgado em breve através de canais de comunicação em conjunto com as escolas, com a Secretaria de Educação e com a Ouvidoria. Na rede municipal de Salvador, as aulas começaram na última segunda-feira (22).

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Bahia

Check Also

Inscrições para Pronatec Mulheres Mil estão abertas e seguem até dia 18

As inscrições para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso a…