Em uma entrevista realizada nesta segunda-feira (30), o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, mostrou preocupação ao afirmar que o atual número de casos do novo coronavírus no estado “remontam o início da pandemia”. Para ele, as carreatas das eleições e a realização de festas geraram uma flexibilização sem controle em todo o estado, o que era previsível.
“A população não conseguiu se desmobilizar da forma como se mobilizou, e esses fenômenos pré-eleitorais foram responsáveis por alavancar isso em todo o país. Aqui na Bahia já temos uma semana, indo para duas, de aumento sucessivos do número de casos ativos, casos notificados e número de testagens no Laboratório Central, e de notificações por parte dos municípios”, afirmou o secretário.
Vilas-Boas também chegou a comentar sobre a taxa de ocupação dos hospitais em todo o estado. A cidade de Barreiras, oeste da Bahia, por exemplo, onde a ocupação era de 45% na semana passada, começa esta semana com 72%. O número de pessoas em isolamento subiu para 279 e 155 aguardam resultados de testes. Desde o início da pandemia na Bahia, 99 pessoas morreram no município.
O secretário informou que, para reforçar o atendimento aos cidadãos que procuram o sistema público de saúde, está articulando a reabertura de leitos de hospitais que já haviam fechado por conta da baixa no número de casos.
Com informações do G1.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.