Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia na manhã deste domingo (24). Desta vez, 119.500 doses do imunizante desenvolvido pela universidade de Oxford/AstraZeneca, desembarcaram no aeroporto internacional de Salvador, de onde seguiram para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). A distribuição para as cidades do interior começará ainda hoje.
Uma vez que a segunda dose da vacina de Oxford pode ser tomada em até 90 dias, o Estado vai usar todas as vacinas que chegaram neste domingo. “Por possuir resposta imunológica precoce ampla, garantindo que se possa esticar o prazo de aplicação da segunda dose para 90 a 120 dias à frente, isso permitirá que apliquemos todas as doses sem que seja preciso guardar 50%, como ocorreu com a CoronaVac”, explicou o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.
Todos os 417 municípios baianos já tiveram a imunização contra o novo coronavírus iniciada e as primeiras pessoas vacinadas receberam o imunizante Coronavac, do Instituto Butantã e da chinesa Sinovac Biotech, que chegou na última segunda-feira (18), em um lote de 376.600 doses.
De acordo com o governador Rui Costa, a distribuição pelo estado acontecerá imediatamente. “Seremos rápidos como fomos no envio da CoronaVac, mas precisamos que o Governo Federal seja rápido e eficiente na compra de mais doses”, afirmou via twitter.
Já está a caminho da Bahia o avião com 119,5 mil doses da vacina de Oxford. Determinei que a distribuição ao interior comece imediatamente. Seremos rápidos como fomos no envio da CoronaVac, mas precisamos que o Governo Federal seja rápido e eficiente na compra de mais doses.
— Rui Costa (@costa_rui) January 24, 2021
Como o Brasil vai imunizar a população com vacinas fabricadas por laboratórios diferentes e com indicações de uso igualmente diferentes, é o cartão de vacinação que vai garantir que a segunda dose aplicada seja a mesma que a primeira e no prazo determinado.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.