A chegada de vacinas da Pfizer/BioNTech, antes programada para 29 de abril, mas que devem chegar às capitais dos estados a partir do início de maio, terá como desafio o armazenamento das doses, que precisam estar em local com temperatura de até -86º.
Segundo o Governo da Bahia, o estado tem 30 ultracongeladores distribuídos em nove municípios, o que possibilitará a vacinação com o imunizante da Pfizer/BioNTech em diferentes localidades. São eles: Feira de Santana (5), Juazeiro (3), Jacobina (2), Ilhéus (4), Teixeira de Freitas (2), Barreiras (3), Alagoinhas (1), Vitória da Conquista (5) e na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (5), em Simões Filho, mas que atende toda a Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Um documento oficial do Ministério da Saúde indica que a Pfizer entregará 1.000.350 doses da vacina, a serem distribuídas a partir do mês de maio para as 27 unidades federadas.
A vacina da Pfizer/BioNTech tem registro definitivo no Brasil desde fevereiro, suas negociações no Brasil começaram em março e ela já mostrou alta eficácia após primeira dose segundo testes, embora sejam necessárias duas doses para garantir eficácia de 100% contra casos graves de covid-19, assim como a CoronaVac e a vacina da Oxford/AstraZeneca.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.