Um protótipo para ajudar pessoas tetraplégicas a acessar o computador foi desenvolvido pelo estudante baiano Álvaro Vasques, com orientação dos professores Leandro Teixeira e Gustavo Sabry, do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), em Valença.
Estudante de curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, Álvaro tem 18 anos e nasceu em Ipiaú, mas a fama de seu projeto, chamado “Tecnologia Assistiva Acessível para Pessoas com Tetraplegia (TAAPETE)”, já ultrapassou as fronteiras do país.
A iniciativa, que visa fazer pessoas sem movimentos nas mãos acessar o computador através de movimentos da cabeça, fez Álvaro ser credenciado ao International Science and Engineering Fair (ISEF 2020), que aconteceria na Califórnia este ano, mas foi cancelado por conta da pandemia, e ao Encuentro Internacional Colombista de Ciencia, Inovacion y Empreendimiento, evento que acontecerá no ano que vem, na Colômbia.
O protótipo está em fase de desenvolvimento e ainda precisa ser testado em pessoas com deficiência, mas o momento de pandemia de Covid-19 tem postergado os testes, o que não diminuiu o reconhecimento das pesquisas em andamento a nível internacional. Com informações do G1.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.