O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Xique-Xique, da rede estadual de ensino, foi onde estudou um dos 28 candidatos ao Enem no país que tiraram nota 1000 em redação. Helder dos Santos Lima, de 19 anos, foi o único baiano a conseguir a pontuação na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 2,4 milhões de candidatos fizeram a prova.
A partir de 2018, Helder passou a estudar em três turnos durante o dia: pela manhã estudava português e treinava redação, em casa; pela tarde frequentava as aulas do colégio; e à noite fazia o cursinho do UPT, programa do Governo do Estado da Bahia que se destina ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes concluintes e egressos das redes públicas de ensino estadual e municipais para os processos seletivos de ingresso no ensino superior.
Nascido em Xique-Xique, Helder também teve residência fixa em Gameleira do Assuruá, no município de Gentio do Ouro, onde estudou por todo o ensino fundamental. Já o 1° e 2° ano do ensino médio foram cursados no Colégio Estadual Maria Quitéria, localizado em Itajubaquara, outro distrito de Gentio do Ouro.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.