O jornalista e escritor Emiliano José, lança na próxima quinta-feira (14), o livro biografia (volume 1) que conta a história do político baiano Waldir Pires. O evento acontecerá no Palácio Rio Branco, às 17 horas.
Emiliano é amigo de Waldir há 40 anos. Disse que para escrever este primeiro volume, teve que se debruçar em pesquisas, documentos, depoimentos, fotografias e redação, por seis anos.
O primeiro volume traz fatos do nascimento e do exílio até o retorno à Bahia. Descreve o período que vai de 1926 até o final de 1978, em pleno regime de exceção, quando termina a vigência do Ato Institucional nº 5, e ele se dispõe a começar a luta política.
Hoje, aos 91 anos, Waldir Pires resolveu deixar a vida publica, depois de ter exercido cargos muito importantes como secretário de estado, consultor geral da república, ministro da previdência, governador da Bahia, deputado federal, ministro-chefe da controladoria-geral da união, ministro da defesa e vereador.
O 2º volume da biografia (em fase de revisão) descreve a história a partir de 12 de janeiro de 1979 e que se estende até os dias atuais.
A biografia é publicada pela Versal Editores e com orelha assinada por Dom Emanuel d’Áble do Amaral, arquiabade do Mosteiro de São Bento, um dos símbolos da resistência contra a ditadura na Bahia.