Em resposta ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) negou que o governo federal tenha se omitido no combate ao desmatamento no país. Informações foram prestadas por conta de uma ação apresentada ao STF pelo partido Rede Sustentabilidade, que será decidida pela ministra Carmem Lúcia.
Na ação, o partido acusa o governo federal de falhar na proteção ambiental e pede que medidas concretas sejam determinadas no controle do desmatamento. Através de um documento elaborado pela Advocacia-Geral da União, Bolsonaro afirmou que “não há qualquer omissão federal, posto a grande quantidade de atos em defesa do meio ambiente já adotados”.
Entidades de proteção ambiental do Brasil e do exterior criticam o governo Bolsonaro desde o início do mandato. Entre agosto de 2019 e julho de 2020, a área desmatada na Amazônia foi de 11.088 km², que comparado com o período anterior, representa um aumento de 9,5% – a maior área desmatada desde 2008. O Pantanal também passou por queimadas que destruíram 20% da sua vegetação, equivalente a mais de 10 cidades do Rio de Janeiro e São Paulo juntas.
Com informações do G1.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.