Enquanto um incêndio atingia o Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã da última terça-feira (27), uma borracharia que fica em frente à unidade hospitalar foi transformada, por cerca de duas horas, em um tipo de hospital de campanha e recebeu pacientes que foram retirados às pressas do local.
Para receber as macas com os pacientes que estavam sendo levados para a rua, os funcionários da borracharia tiveram que liberar bastante espaço. “Era muito desespero. Eram as famílias, os enfermeiros, e vieram para cá cerca de quarenta macas”, relatou José Paiva, que é dono da borracharia.
Os funcionários perceberam a movimentação intensa na porta do hospital por volta das 10h17, quando decidiram ajudar. “Na hora que o pessoal apareceu ali na emergência, a gente na hora acolheu aqui. Eu gritei ‘vem, vem’, o pessoal entrou aqui dentro e a gente acolheu todo mundo. Graças a Deus todo mundo foi socorrido com sucesso”, explicou Carla, funcionária do estabelecimento. De acordo com ela e outros colegas, a maior parte dos pacientes era de idosos e todos estavam usando respiradores.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas que atingiram o prédio 1 do hospital foram controladas às 11h30 e às 12h ainda saía fumaça das instalações. A causa do incêndio, que começou por volta das 9h45, no subsolo do prédio, ainda não foi descoberta.
Com informações do G1.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.