Produtora da CoronaVac em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, o Instituto Butantan anunciou, em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (26), que produzirá uma vacina contra covid-19 100% nacional, que se chamará Butanvac.
A expectativa é que resposta imune seja maior que a das vacinas contra covid-19 produzidas até então. Por ter a mesma tecnologia das vacinas contra gripe, a Butanvac se propõe a ser mais barata que as demais e seus testes podem começar já em abril. Se aprovada, a Butanvac poderá começar a ser produzida em maio e a expectativa do Instituto Butantan é que até 40 milhões de doses sejam entregues a partir de julho.
As vacinas contra a covid-19 até então autorizadas no Brasil têm 100% de eficácia contra casos graves e moderados da doença e têm eficácia contra a variante de Manaus. O Brasil é o segundo país com mais mortes por covid-19 no mundo, mais de 300 mil, atrás apenas dos Estados Unidos, que tem mais de 546 mil óbitos pela doença, mas que tem tido atualmente menos mortes por Covid-19 em 24 horas do que o Brasil.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.