O píer de Gamboa, no município de Cairu, no Baixo Sul baiano, desabou na manhã de sábado, 16. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Segundo moradores, o píer, que é o local mais usado para acesso a ilha, não recebia manutenção há muito tempo. “Embarco há vários dias para trabalhar em Morro e já sentia medo pois víamos que não estava em condições de uso”, disse um morador que trabalha na ilha vizinha.
Outro morador informou a um site da região que além da precariedade no píer, há desleixo das autoridades pelo terminal que não possui espaço para atendimento de primeiros socorros, banheiro com acessibilidade e climatização do ambiente em dias muito quentes.
Em contato com a AGERBA, o Caderno de Notícias foi informado que o terminal de Gamboa está cedido a Prefeitura de Cairu.
De acordo com a Prefeitura, a concessionária que administra o píer – Transportes Dattoli – já foi acionada. “Já acionamos a concessionária para que tome as imediatas providências, fato este que já está acontecendo”, afirmou o prefeito Hildécio Meireles (PSC), ao Caderno de Notícias.
Sobre a manutenção no pier, o prefeito informou que “Os terminais marítimos de Gamboa, Boipeba e Morro de São Paulo foram concedidos a terceiros, ainda na gestão anterior, 2020. Esse processo de concessão está sendo avaliado criteriosamente, pela atual gestão, para verificação da sua eficácia”.
O Caderno de Notícias tentou contato com a Dattoli, mas até o fechamento desta matéria a concessionária não havia respondido.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.